PRÉ-MILENISMO |
1. Haverá um reinado terreno de Jesus Cristo, com ele fisicamente presente, por mil anos (ou pelo menos por um período bem substancial de tempo), após a segunda vinda de Jesus; 2. O Milênio será um período de abundância e fertilidade com a terra renovada e Jerusalém restaurada; 3. A interpretação das profecias relativas ao fim é literal: haverá um período de mil anos com uma ressurreição no começo e outra no final; 4. As duas ressurreições serão físicas (corporais), sendo uma para a vida e outra para julgamento (Jo 5,28-29); 5. Haverá paz mundial, em c ontraste com o período anterior, a tribulação; 6. A harmonia não será restrita aos humanos (Rm 8,19-23); 7. Os santos governarão junto com Jesus 8. Visão realista. Bases: Apc 20,4-6, Is 11,6-7, Is 65,25. |
AMILENISMO |
1. Não haverá reino terreno de Cristo; 2. O julgamento final ocorrerá imediatamente após a segunda vinda; 3. Os mil anos mencionados em Apc. 20,4 e 7, bem como todo o livro de Apocalipse, devem tomados simbolicamente; 4. Outros afirmam que os mil anos representam a Era da Igreja; 5. A primeira ressurreição (Apc.20,6) é espiritual e a 2ª é física; 6. Visão pessimista. |
PÓS-MILENISMO |
1. O milênio não representa necessariamente um período de mil anos, e é justamente o período que a humanidade está vivendo, que começou com a fundação da Igreja; 2. A pregação do evangelho será tão eficaz que o mundo todo se converterá; 3. A paz prevalecerá e o mal será banido. Quando as condições forem propícias Jesus voltará; 4. O Reino de Deus é uma realidade presente; 5. O Reino é extensivo(no mundo todo) e intensivo(será dominante); 6. Os abalos que recaem sobre o mundo indicam que a segunda vinda não está tão próxima como pensamos; 7. É a visão chamada otimista. Bases: Mc 3,27, Sl 47,72, Sl 100, Is 45,22-25, Os 2,23, Mt 24,14, Mt 28,18-20 |
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